O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), por unanimidade, nomeou Edson Alves da Silva para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), no cargo de Juiz efetivo da egrégia Corte Eleitoral piauiense, na categoria de juiz de direito para o biênio 2025/2027 cuja posse foi realizada nesta segunda-feira, dia 24 de março de 2025, no plenário do TRE-PI, Pça Des. Edgard Nogueira, 80 – Cabral – Teresina – PI.
O magistrado ocupou a vaga deixada pelo juiz Lirton Nogueira Santos cujo mandato terminou em 08/01/2025.
A Solenidade de posse será conduzida pelo presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins e deverá contar com a presença de várias autoridades do meio jurídico, político e empresarial piauiense.
A Corte Eleitoral dos TREs é formada por dois Desembargadores, dois Juízes de Direito, dois Juízes Juristas um Juiz Federal e o Procurador Regional Eleitoral.
Um pouco do currículo do Dr. Edson:
Natural de Codó-MA, o Juiz Edson Alves tem 65 anos. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí e ingressou na Magistratura em março de 1989 como juiz substituto, tendo respondido pelas Comarcas de: Curimatá, Avelino Lopes, Inhuma, Amarante, Santa Filomena e Pedro II. Ele atuou como Juiz na 2ª Zona Eleitoral de Teresina, no período de setembro de 2022 a dezembro de 2023. Atualmente o Dr. Edson exerce o cargo de Juiz de Direito da 10ª Vara Cível da Comarca da Capital.
Juiz da 1ª a 4ª entrância em vários municípios do Piauí, ele atuou como Juiz Eleitoral em todas as Comarcas em que exerceu a magistratura, tendo presidido eleições Municipais e Gerais bem como plebiscitos e referendo de 1989 a 2014.
Foi convocado na qualidade de suplente para compor o quórum fracionário da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Câmaras Especializadas Cíveis e respectivas Câmaras de Direito Público; Juiz Titular da 2ª Turma Recursal Cível, Criminal e da Fazenda Pública do Estado do Piauí; Juiz integrante da Equipe de Transição dos cargos de direção nos Órgãos do Poder Judiciário (Biênio 2025/2026); Juiz Coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC.