Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Indústria cresce em janeiro e mantém recuperação, diz IBGE
Share
16/06/2025 9:31 AM
segunda-feira, 16 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Notícias

Indústria cresce em janeiro e mantém recuperação, diz IBGE

adm
Last updated: 05/03/2021 1:05 PM
adm Published 05/03/2021
Share
industria crescimento 20082019142025619.jpeg
SHARE

Setor avançou 0,4% na comparação com dezembro e já acumula crescimento de 42,3% desde o pior momento da pandemia

Após encerrar 2020 com a maior queda em quatro anos, a indústria brasileira manteve os sinais de recuperação e avançou 0,4% em janeiro, na comparação com dezembro. Trata-se da nona alta consecutiva da PIM (Pesquisa Industrial Mensal), que já acumula alta de 42,3%, eliminando a perda de 27,1% registrada entre março e abril, pior momento da pandemia do novo coronavírus.

Os dados, divulgados nesta sexta-feira (5), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que, mesmo com o comportamento positivo nos últimos meses, o setor industrial ainda se encontra 12,9% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Na comparação com janeiro do ano passado, a indústria avançou 2%. O acumulado dos últimos 12 meses finalizados em janeiro, no entanto, aponta para uma queda de 4,3% em janeiro. Diferentemente dos meses anteriores, em janeiro não predominam taxas positivas entre as grandes categorias econômicas e as atividades industriais pesquisadas.

Segmentos

Entre os grupos de atividades pesquisados, a principal influência positiva foi dos produtos alimentícios, que avançou 3,1% e eliminou parte da perda de 11% acumulada nos três últimos meses de 2020.

De acordo com o IBGE, outras contribuições positivas importantes para a indústria em janeiro vieram do setor extrativo (1,5%), de produtos diversos (14,9%), de celulose, papel e produtos de papel (4,4%), de veículos automotores, reboques e carrocerias (1,0%) e de móveis (3,6%).

Por outro lado, entre as 14 atividades em queda, metalurgia (-13,9%) teve o principal impacto negativo no mês, interrompendo seis meses seguidos de alta e que acumularam expansão de 59%.

Entre as atividades, as principais influências positivas foram de máquinas e equipamentos (17,7%), produtos de metal (12,9%), veículos automotores, reboques e carrocerias (4,8%), produtos de minerais não-metálicos (11,5%) e produtos de borracha e de material plástico (9,5%).

R7

MP constata irregularidades em lavanderias contratadas pela FMS

Senado pode votar na terça projeto que dá chance extra a reprovado na 2ª fase da OAB

Abertura de propostas para leilão da Cepisa será nesta quinta-feira

Casos de sarampo aumentam no mundo, alerta OMS

O unicórnio latino da moda em NY vale R$ 30 bi — e não é o Mercado Livre

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?