Inaugurada nova sede do TRT/PI

Em solenidade bastante prestigiada, foi inaugurada na última sexta-feira a nova sede do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região – Piauí (TRT/PI), que reunirá em um mesmo local todos os órgãos administrativos e jurisdicionais de primeiro e segundo graus com atuação em Teresina – incluindo as quatro Varas de Trabalho da capital.

O presidente do TRT/PI, desembargador Giorgi Alan Machado Araújo, destacou em seu discurso que a nova sede, além de proporcionar melhores condições de atuação para magistrados e servidores, leva para a sociedade uma imagem de Justiça do Trabalho única, uma vez que a primeira e a segunda instâncias funcionarão no mesmo lugar. “É importante destacar também que a conclusão dessa obra foi transformada num instrumento de gestão, para otimizar os recursos humanos, recursos orçamentários e físicos. E quem vai ganhar com tudo isso são os usuários da Justiça do Trabalho”, pontuou.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro João Batista Brito Pereira, também lembrou que as novas instalações devem melhorar significativamente a qualidade do atendimento oferecido pelo tribunal regional à sociedade piauiense.

“São instalações dignas de um tribunal federal, que é o TRT da 22ª Região, com jurisdição no Estado do Piauí. E é importante destacar não só a qualidade das instalações, mas também a melhoria das condições de trabalho, bem como o conforto para os advogados e para as partes”, destacou.

O presidente do TST fez questão de destacar que o prédio foi concluído sem a ocorrência de nenhum acidente de trabalho. “Uma obra dessa envergadura ser concluída sem acidente de trabalho é digno de louvor. E nós vamos levar esse feito como exemplo bem sucedido para o programa Trabalho Seguro, desenvolvido pela Justiça do Trabalho em todo o Brasil, que faz um alerta, justamente, sobre a importância de atuar com prevenção para evitar o acidente de trabalho”, pontuou, parabenizando a construtora Soferro, responsável pela última etapa da construção da obra.

O ministro TST Luiz Philippe Vieira de Mello Filho também falou sobre a importância de ter um local adequado para atender a quem procura a Justiça do Trabalho: “É importante que a justiça esteja bem instalada, que proporcione aos seus usuários as melhores condições, pois é um local onde as pessoas vêm com suas necessidades, com suas angústias. E  recebendo-as em um local adequado já é um grande conforto emocional e possibilita também um trabalho realizado com mais serenidade e mais tranquilidade”, declarou o ministro.

Localizada na avenida João XXIII, número 1460, bairro Noivos, a nova sede do TRT/PI tem 11 mil metros quadrados de área construída e 11 andares e custou cerca de R$ 67 milhões.

“Podemos assegurar que o prédio do TRT/PI teve um dos menores custos do Brasil de construção pública dessa natureza. Além disso é importante destacar que vai trazer economia, inclusive na manutenção mensal, já que vamos concentrar todos as unidades de Teresina num único prédio”, avalia o diretor geral de administração do TRT/PI, Álvaro Resende.
A nova estrutura conta ainda com um auditório bem equipado em termos de imagem e som, com capacidade para 624 pessoas. “E aqui é importante frisar que o auditório servirá para a comunidade piauiense e estará disponível para a realização de eventos e seminários, por exemplo”, pontua Álvaro Resende.

Atualmente, o TRT/PI funciona em três locais distintos em Teresina: na rua 24 de Janeiro, onde estão instalados os gabinetes dos desembargadores e a maioria das unidades administrativas; no bairro Cristo Rei, onde funcionam a Escola Judicial, a  Biblioteca e algumas unidades administrativas; e o prédio da Miguel Rosa, que abriga o Fórum Trabalhista com as quatro Varas de Trabalho da capital. A mudança das unidades para a nova sede será gradativa, mas será concluída ainda este ano.

Fonte: Ascom

Veja Também

Proposta determina que o poder público pague o sepultamento de vítimas do coronavírus

O Projeto de Lei 1662/20 determina que o manejo do cadáver e o sepultamento ou …