Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Homem que se identificar como mulher pode se aposentar mais cedo, decide TCE-SC
Share
14/06/2025 2:47 PM
sábado, 14 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Destaque

Homem que se identificar como mulher pode se aposentar mais cedo, decide TCE-SC

adm
Last updated: 18/02/2022 7:04 PM
adm Published 18/02/2022
Share
TCE 6
SHARE

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) decidiu que considerar o gênero que consta no registro civil para calcular do tempo de serviço de aposentadoria dos servidores públicos estaduais. O entendimento foi aprovado em 7 de janeiro e ocorreu após a prefeitura de Itajaí, no Vale, fazer uma consulta inédita sobre a aplicação das regras em casos de mudanças de gênero.

Contents
Importante avanço, diz pesquisadorDefinição

A manifestação ocorreu após a prefeitura de Itajaí, no Vale, realizar uma consulta inédita sobre a aplicação das regras de aposentadoria em casos de mudanças de gênero. Em nota ao g1 SC nesta quinta-feira (17), o município informou que a consulta foi abstrata, sem levar em consideração nenhum caso concreto.

“Foi um demanda levantada pela autarquia municipal para basear juridicamente as decisões de aposentadoria”, informou a prefeitura. No quadro de funcionários do município há ao menos uma servidora que realizou a adequação de gênero e futuramente poderá solicitar a aposentadoria.

“É importante afirmar, ainda, que a manifestação do TCE foi favorável, no entanto, os votos ainda não foram divulgados oficialmente. Dessa forma, o Instituto de Previdência de Itajaí, mesmo concordando com a decisão do TCE, aguarda a formalização do julgamento para emitir posicionamento oficial”, informou.

 

Importante avanço, diz pesquisador

Segundo o pesquisador e professor do Núcleo de Estudos em Gênero e Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Rodrigo Moretti, a decisão é um importante avanço para a população trans no estado e também um reflexo de outros direitos conquistados pela comunidade.

Como é o caso do decreto nº 8.727 de abril de 2016, que trata sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis ou transexuais, sem a necessidade de cirurgia.

“A medida que isso aconteceu, a gente começa a ter vários desdobramentos como este, que sem sombra de dúvidas é importantíssimo. Até porque, as pessoas devem ter seus direitos previdenciários e, em todos os níveis, adequados à aquilo que elas são e que também são em termos legais”, explicou Moretti.

 

 

AVvXsEiD2jvVumlgBnb0IF9kXagR1YTZ5i4ss8DA8aetxer02 tKrkrCDToS0FTXIHvRqNZMe2i6i1JXOg2 jSRIWLObXWNNsPZld5I 5p2ahxG3 RaPCzxVZobQnI0yLvQ2tHn VGkjDmyQD8amJjzpy7Idl6KdjGHj1fdcAahDx5z2AEKxFxyFMXxPcFy2wA=w544 h640

Rodrigo Moretti é pesquisador e professor do Núcleo de Estudos em Gênero e Saúde na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) — Foto: Rodrigo Moretti/ Arquivo Pessoal

 

A presidente da Comissão do Direito Homoafetivo e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC), Margareth Hernandes, também pontou o avanço da decisão e afirmou que descomplica o processo de aposentadoria.

“Havia muito essa discussão sobre quando ele/ela contribuiu como o antigo gênero e quanto contribuiu com o gênero atual. Sempre teve este conflito, qual a média de cálculo para essa aposentadoria? [A decisão] Está respeitando de forma brilhante o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, respeitando o ser humana em primeiro lugar”, disse Margareth.

 

AVvXsEiJG 5NlHqWb9m0yIaNr7nYkN9c1j4lzB5Nju6TpB6HzHvV sXVMVh2CVlQ1E Gn8ch Q4Rp4yR2NH3ugdb9OAdkkQPZAS681MEqdOGnUSonFOrtrHU0UmLDywCZ5bRp1oPFos7Ql5o9cv0zRsMkhlgmjHb32Ok61JoRXf6NTPJtsQRfXatkkg ocTSTw=w640 h509

Transgênero é a pessoa que se identifica com o gênero oposto ao qual ela nasceu. Não há relação com orientação sexual. — Foto: Alexandre Mauro / G1

 

Definição

Com a definição, a aplicação dos benefícios se dará ao que está previsto em lei para as mulheres. A mesma orientação poderá ser seguida em casos semelhantes que ocorram em outros municípios catarinenses, informou o órgão.

O TCE definiu ainda que se a alteração ocorrer após o pedido de aposentadoria, a concessão do benefício e a apreciação do ato, para fins de registro, deve observar a nova condição que consta no documento civil. A base para o novo entendimento está em conformidade com orientação do Supremo Tribunal Federal (STF).

A discussão recebeu cinco favoráveis à decisão e dois contrários.

A decisão estabelece ainda que, em atendimento ao princípio da dignidade da pessoa humana e da vedação à discriminação, é defeso ao ente público responsável pela análise de processos de aposentadoria proceder a tratamento diferenciado quando da tramitação de requerimentos de aposentadorias de servidores que promoveram a alteração de seu gênero, atestada pelo documento de registro civil.

Por Carolina Fernandes, g1 SC
Fonte: g1.globo.com

OABRJ firma parceria com Degase para implementação de curso de prerrogativas aos agentes socioeducativos

OAB contesta PL que amplia informações exigidas em procurações e limita validade

Empresa que tentou contratar PCDs e não conseguiu afasta condenação

OAB-PI constata precariedade no IML de Teresina

Advogada explica como identificar e denunciar Fake News

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?