Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Estudo dos hábitos de compra permite prever comportamento do consumidor
Share
14/06/2025 11:12 PM
sábado, 14 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Geral

Estudo dos hábitos de compra permite prever comportamento do consumidor

Redação
Last updated: 21/07/2024 4:06 PM
Redação Published 30/10/2018
Share
aest 2
SHARE

Para realizar uma venda, é preciso convencer o cliente de que ele necessita daquele produto ou serviço. Em tese, todos os membros da sociedade são potenciais consumidores, o que difere um do outro são os hábitos de aquisição e como cada estratégia de marketing atinge e influencia na decisão de compra. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que somente três em cada dez brasileiros são consumidores conscientes, o que aponta uma tendência de compra baseada no desejo e não na necessidade.

A sensação de felicidade e prazer que adquirir um novo produto causa leva muitos consumidores a comprarem bens que não precisam, mas que, por algum motivo, naquele momento acharam ser necessário. Isso demonstra o poder que a propaganda tem e também como é fundamental para empresas e negócios terem uma estratégia de marketing efetiva para conseguir bons resultados na área de vendas. Entender como, quando e quais técnicas devem ser utilizadas para atingir um público específico faz parte da função do profissional de marketing, o qual, com base no estudo minucioso dos diversos fatores e princípios que influenciam o comportamento do consumidor, consegue traçar uma estratégia de divulgação direcionada ao público alvo.

O tema é abordaro pela Elsevier que está lançando o livro Comportamento do Consumidor: construindo a estratégia de marketing, que tem como objetivo desenvolver a capacidade de aplicar o conhecimento sobre os hábitos de compra na criação de estratégias para alavancar as vendas. “A obra enfatiza a visão de consumo como um processo e faz as ligações das diversas influências que o consumidor recebe”, conta Cecília Lima Queirós Mattoso, revisora científica da obra. A ideia é justamente oferecer uma visão macro do processo de consumo, evitando limitações que podem atrapalhar na hora de criar a estratégia de venda da empresa.

Essa edição do livro foi atualizada levando em conta as mudanças causadas pelo processo de globalização, o qual afetou o setor de compras, uma vez que possibilitou o surgimento de novos meios para adquirir bens e serviços, como o e-commerce. As compras online cresceram no Brasil, segundo a consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), 21% das pessoas revelam comprar semanalmente através de plataformas digitais, como lojas virtuais e aplicativos, sendo esse o maior número apontado desde 2014. Por conta disso, o livro Comportamento do Consumidor tem uma abordagem multidisciplinar que “pode ajudar as empresas a fazerem seu plano de marketing e suas pesquisas de mercado com uma visão mais abrangente do que é o consumo”, revela Cecilia. Dessa forma, o profissional de marketing não se restringe apenas aos hábitos passados e é capaz de adaptar-se às novidades e mudanças do mercado.

Fonte: Portal New Trade

Postagens pagas nas redes sociais serão permitidas na campanha eleitoral deste ano

Um dos maiores grupos de educação do Brasil abre segundo processo seletivo de trainees exclusivamente para negros   

Projeto dispensa via judicial para inventário quando houver testamento registrado

Propaganda enganosa: Vivo é multada pelo Ministério da Justiça

Governador discute pesquisa estatística de testes para a Covid-19 no Piauí: “É importante”

TAGGED:compraestudohabito
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?