A XIX Semana Institucional do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, realizada pela Escola Judicial do TRT 22, teve início nesta segunda-feira (29/8), e terá sequência até a próxima sexta-feira (dia 2 de setembro). A primeira palestra foi proferida pelo ministro Breno Medeiros, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), sobre o tema “Trabalho 5.0”.
A abertura do evento contou com a participação da desembargadora-presidente do TRT 22, Liana Ferraz de Carvalho, da diretora da EJUD 22, desembargadora Liana Chaib, do desembargador Téssio Tôrres, do juiz Francisco Washington Bandeira, coordenador pedagógico da EJUD-22, além de outros magistrados do TRT, servidores e convidados.
Na mensagem de abertura, a presidente do TRT 22, desembargadora Liana Ferraz de Carvalho, destacou a relevância das temáticas discutidas durante o evento. “A programação desta 19ª Semana Institucional contará com palestras de altíssima relevância, em que serão abordados temas importantes que contribuirão para engrandecer e acrescentar conhecimentos a todos nós”, pontuou.
Para a diretora da EJUD 22, desembargadora Liana Chaib o evento é uma oportunidade para adquirir e compartilhar conhecimentos sobre os temas propostos. “Este é um momento de compartilharmos experiências, conhecimentos e nos tornar pessoas melhores. Iniciamos mais uma Semana Institucional com um tema inquietante, que nos faz refletir sobre a rapidez das transformações na sociedade, e em razão disso é necessário que nós não percamos o que nós temos de mais belo que é a humanidade, a solidariedade, a fraternidade e o bom convívio”, afirmou.
Trabalho 5.0
Em sua palestra, o ministro Breno Medeiros refletiu sobre a transformação nos modelos das relações de trabalho, a partir das rápidas e profundas mudanças causadas pela revolução tecnológica. Ele alertou para o fato de que essas relações de trabalho, tal qual conhecemos hoje, ganharão contornos muito diferentes e até inesperados, para os quais a Justiça do Trabalho precisa estar preparada. “Características intrínsecas ao ser humano, como as habilidades sociais, tendem a ditar o tom das novas capacitações de mão de obra na concorrência com as máquinas no mercado de trabalho. O trabalho 5.0 é fruto da revolução industrial 4.0, e necessita de atenção da sociedade, sob pena de perdermos o patamar alcançado pela humanidade em termos das relações laborais”, destacou.
Na ocasião, o ministro Breno Medeiros foi condecorado com a insígnia no grau Grã-Cruz, como membro da Ordem Piauiense do Mérito Judiciário do Trabalho.
A programação do dia continuou com a palestra “O exercício da liderança em resolução de disputas”, apresentada pelo Juiz do Tribunal de Justiça da Bahia, André Gomma de Azevedo, Pós-Doutor na Universidade de Harvard.
O evento será aberto ao público somente na sexta-feira, 02 de setembro.
VEJA AQUI MAIS FOTOS DO EVENTO NO DIA 29 DE AGOSTO.
Confira a programação completa do evento: CLIQUE AQUI.
Foto:TRT-22
Divulgação
Fonte: TRT-22