A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT 22), em parceria com a Associação dos Advogados Trabalhistas do Piauí (AATEPI), promoveu nesta sexta-feira (25/3) o “Seminário sobre julgamento com perspectiva de gênero”. O evento foi realizado de modo híbrido no auditório do Tribunal Pleno na sede do TRT 22, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da EJUD 22.
O seminário foi iniciado com uma homenagem da Escola Judicial em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, que agraciou onze profissionais em reconhecimento ao compromisso e à enriquecedora contribuição em favor da educação e da valorização das mulheres piauienses. A diretora da EJUD 22, desembargadora Liana Chaib, ressaltou o papel desempenhado pelas homenageadas na sociedade. “Parabenizo nossas homenageadas, mulheres que são guerreiras, fazem história e ajudam a construir um mundo melhor e mais igualitário. Ressalto que cada uma é fonte de inspiração”, destacou.
Ainda em sua fala, a desembargadora destacou a relevância do protocolo criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Ano para julgamento com perspectiva de gênero. “O protocolo é um alerta ao Poder Judiciário para que, ao proferir suas sentenças, tenha o cuidado de não discriminar e resguardar o direito a igualdade, a partir da não repetição dos estereótipos, garantindo à mulher ser mãe, profissional, realizar-se, e, assim, ser mulher em sua plenitude”, disse.
Veja a lista das mulheres homenageadas aqui.
A programação do evento continuou com quatro palestras que tiveram como objetivo compreender o protocolo criado pelo CNJ para julgamento com perspectiva de gênero, despertando o conhecimento sobre essa questão, para que sejam evitadas avaliações baseadas em estereótipos e preconceitos existentes na sociedade. Além de promover uma postura ativa de desconstrução e superação de desigualdades, bem como a discriminação de gênero.
Foto: ascom TRT 22
Divulgação
Evento
Confira a solenidade de homenagem e as palestras neste link. https://www.youtube.com/watch?v=_e0aebh71VI
Fonte: TRT 22