Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Após ter recurso negado, defesa de Witzel recorre da decisão de Fachin
Share
16/06/2025 12:50 PM
segunda-feira, 16 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Destaque

Após ter recurso negado, defesa de Witzel recorre da decisão de Fachin

adm
Last updated: 03/10/2020 3:59 PM
adm Published 03/10/2020
Share
wi3
SHARE

Advogado do governador afastado alegou que ele não pode apresentar sua defesa antes que a decisão fosse tomada no STF

A defesa do governardor afastado Wilson Witzel recorreu da decisão do ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), que rejeitou a volta dele ao cargo no Rio de Janeiro.

De acordo com o advogado de defesa de Witzel, para decretar medidas cautelares penais, como afastamento do cargo, tem que se ouvir o réu antes, exceto em caso de urgência.

“Alegamos ilegalidade da decisao que o afastou por não cumprir o art 282 e por não indicar os requisitos de cautelaridade obrigatórios em medidas cautelares penais”, disse.

O afastamento foi determinado pelo relator da investigação contra o governador afastado, ministro Benedito Gonçalves, e referendado pela Corte do Superior Tribunal de Justiça no começo de setembro.

Para a defesa não havia urgência no pedido do afastamento, “tendo em vista que a decisão do ministro Benedito que o afasta é assinada dia 18 e só é cumprida 10 dias depois pela Polícia Federal que foi intima-lo da decisão para que ele fosse efetivamente afastado”.

O recurso foi apresentado na última quinta-feira (1º), no âmbito da ação apresentada em 14 de setembro.

Os advogados alegaram que Witzel não pode apresentar sua defesa antes que a decisão fosse tomada, ou seja, não teve direito ao “contraditório”.

“O código diz que ele teria que ser ouvido em cinco dias e como isso não aconteceu, todos os fundamentos para decisão do afastamento são baseadas em afirmações unilaterais da acusação, sem a participação da defesa”, finalizou.

O ministro Benedito Gonçalves justificou a decisão como necessária para frear uma susposta liderança de Wilson Witzel sobre a organização criminosa investigada por desvios na área da Saúde do Rio de Janeiro e também da “engenharia criminosa” nos cofres públicos do cidade. Witzel está afastado do cargo desde o dia 28 de agosto.

Além disso, o governador afastado também é julgado no pedido de impeachment na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).

*Sob supervisão de Paulo Guilherme

 

R7

Caapi/OAB-PI abre inscrições para seletivas dos Jogos de Verão em Teresina

Reunião

Apenas Pará, RJ, RS, SC e SP têm previsão para reabrir escolas da rede estadual: veja a situação na sua região

Cheque Especial está com juros limitados

Uma história de 90 anos – OAB/MA

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?