Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: AGU vê ação coordenada e financiada para ataque a agentes econômicos
Share
16/06/2025 12:15 AM
segunda-feira, 16 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
DestaqueNotícias

AGU vê ação coordenada e financiada para ataque a agentes econômicos

Redação
Last updated: 17/01/2025 6:31 PM
Redação Published 17/01/2025
Share
agu
SHARE

Órgão que vem sendo sistematicamente acionado desde o fim do ano passado para pedir investigações e levantar dados sobre mentiras disseminadas em redes sociais sobre diversos agentes e programas econômicos, a Advocacia-Geral da União trata os casos como ação de “estrutura profissional, financiada e bem construída em curso desde o último trimestre de 2024”.

“Há, sim, há uma estrutura profissional, financiada e bem construída em curso desde o último trimestre de 2024. Nada é orgânico. Desde a discussão da questão fiscal, passando pelo dólar, etc… Ganhou impulso após a eleição de Donald Trump”, afirma um integrante do órgão que acompanha de perto todas as iniciativas solicitadas.

A AGU está orientada a analisar os casos até aqui como parte de um ataque orientado em bloco. “Tudo está conectado. Vamos olhar como um bloco só”, informa a fonte.

O órgão foi instado a atuar de maneira mais incisiva quando um perfil que simulava uma agência de investimentos nas redes sociais publicou falas falsas e as atribuiu a Gabriel Galipolo, que estava prestes a assumir a presidência do Banco Central.

A mentira foi replicada por perfis de investimentos ou coachs de investimento com centenas de milhares de seguidores e chegou até a cúpula do governo e do Banco Central, por meio de agentes sérios que questionavam a veracidade das aspas.

Depois, no dia 25 de dezembro, Natal, o Google exibiu durante todo o dia uma cotação falsa do dólar. O mercado estava fechado dado o feriado e o valor correto seria R$6,18.

O Google admitiu que foi levado a erro pelo serviço terceirizado que paga para monitorar o mercado. A suspeita é de que um site “trash” tenha impulsionado fake news com a cotação falsa, manipulando o algoritmo.

A AGU informou o Google do erro e foi ela própria alvo de fake news, como se tivesse “censurado” o órgão.

Além desses casos, houve vídeo falso com deep fake simulando uma fala do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e uma onda de desinformação sobre taxação do PIX, distorcendo medida que o governo acabou abandonando, de combate à sonegação fiscal por meio de maior fiscalização da Receita.

Mesmo após o recuo do governo, Haddad foi novamente alvo de ataque digital, tendo seu CPF vazado com instruções para inserção de compras em seu registro pessoal, para estimular a tese de que o ministro tem movimentação financeira atípica.

“Essa é a nossa hipótese e linha de investigação que será desdobrada com a PF. Tem vários núcleos. O político, o dos executores e o dos financiadores”.

No caso do PIX, houve uma opção da oposição de, em meio à avalanche de desinformação, trabalhar uma mensagem de forte conteúdo político, porém sem incorrer em mentira sobre o tema, para ampliar o alcance da crítica e alavancar a desconfiança sobre os atos do governo.

No fim, o Planalto recuou tanto da medida como da disputa no campo da comunicação e da política, o que cristalizou uma sensação de dupla derrota e abatimento, inclusive entre aliados do presidente Lula.

Einstein Sepúlveda defende advocacia em diálogo sobre pré-candidatura à OAB/PI

HUT bate recorde de atendimento e cirurgias

STF decide que governos estaduais podem explorar loterias

Corregedoria Nacional realiza consulta pública sobre execução fiscal

Desemprego recua em três estados; queda em SP puxou média nacional

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?