A Defensoria Pública do estado do Piauí esteve presente, na quarta-feira(02), na Corregedoria-Geral de Justiça do TJ/PI para reunião de alinhamento institucional sobre as possibilidades de ajustes no sistema Processo Judicial Eletrônico – PJe.
Participaram a defensora pública geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; a corregedora-geral da Defensoria, Ana Patrícia Paes Landim Salha; o diretor das Defensorias Regionais, Erisvaldo Marques dos Reis, e o diretor Cível da Defensoria, Marcelo Moita Pierot, assim como o coordenador de Tecnologia da Informação e o subcoordenador de Transportes da DPE-PI, respectivamente, George Vítor de Carvalho Santana e Valtécio Clementino Maciel. A reunião foi presidida pelo juiz auxiliar da Corregedoria, Ulysses Gonçalves da Silva Neto, e contou ainda com representantes da OAB-PI.
Defensoria faz alinhamento institucional
O alinhamento institucional tratado diz respeito à viabilidade técnica e operacional da implementação do Provimento Conjunto nº 75/2022 – PJPI/TJPI/SECPRE, que regulamenta o Sistema PJe no âmbito do 1º grau de jurisdição do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí; e à estratégia de fomentar o uso de inteligência artificial como ferramenta de apoio à prestação jurisdicional, sem aumento dos custos operacionais, buscando promover a eficiência, sustentabilidade tecnológica e aprimoramento dos serviços judiciais.
A defensora pública geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior diz que a reunião foi produtiva. “Esse alinhamento será fundamental para que possamos ter um resultado cada vez mais satisfatório na utilização do PJe, garantindo que a Defensoria Pública atue com ainda mais eficácia. Nossa busca incessante por soluções inovadoras e tecnológicas visa não apenas atender à demanda crescente de assistência jurídica, mas também proporcionar um atendimento mais resolutivo e ágil à população. Estamos comprometidos para que possamos, juntos, construir um sistema cada vez mais eficiente e acessível.”