TJ-RS manda comércio de Porto Alegre ficar fechado no Dia dos Pais

O desembargador Nelson Antonio Monteiro Pacheco, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, rejeitou um recurso da prefeitura de Porto Alegre que visava a anular a decisão que obrigou o município a se adequar às regras do modelo de distanciamento controlado do governo do Estado. A informação foi publicada pelo site GaúchaZH.

Na prática, a decisão impediu a abertura do comércio no Dia dos Pais, neste domingo (9/8). Durante a semana, a prefeitura anunciou que permitiria o funcionamento durante o final de semana e na sexta (7/8) houve grande movimentação nos principais pontos de comércio de rua e nos shoppings centers.

Neste sábado (8/8), a pedido do Ministério Público, a decisão do TJ-RS determinou que Porto Alegre se adequasse às diretrizes estabelecidas pelo governo gaúcho: fechamento de atividades não essenciais após as 16h.

O desembargador baseou sua decisão no entendimento de que os municípios não podem desbordar dos limites traçados tanto pela União quanto pelo Estado, na medida em que podem apenas suplementar o que já foi definido, no máximo ampliando as restrições impostas pelo ente estatal.

 

Conjur

Veja Também

OAB pede revisão de intimações no Domicílio Judicial Eletrônico

Em mensagem dirigida ao presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, …