Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: 5 erros de comunicação que despertam antipatia no seu público
Share
01/07/2025 2:11 PM
terça-feira, 1 jul, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Notícias

5 erros de comunicação que despertam antipatia no seu público

adm
Last updated: 04/01/2021 10:28 AM
adm Published 04/01/2021
Share
oratoria antipatia publico
SHARE

A maneira como você se expressa poderá fazer com que você seja percebido com simpatia ou antipatia pelo seu público. Veja como agir.

A maneira como você se expressa poderá fazer com que você seja percebido com simpatia ou antipatia pelo seu público.

Sabemos que a imagem que transmitimos influencia muito nas nossas relações, negociações, vendas, trabalhos em equipe…

Por isso mesmo, é importante saber quais erros de comunicação despertam antipatia nas pessoas para evitá-los no seu dia a dia pessoal e profissional.

Siga a leitura e veja os 5 erros que considero como principais. Você comete algum?

1. Falar muito sobre si mesmo 

Em apresentações, sejam elas online ou presenciais, é interessante contar um pouco sobre si, sobre sua trajetória e experiência. Mas é importante fazer isso com equilíbrio e lembrar que o foco é o conteúdo, a mensagem que você quer transmitir.

Falar excessivamente sobre si mesmo é algo que gera antipatia nas pessoas, afinal, é, muitas vezes, relacionado a uma imagem de prepotência, que causa resistência na audiência, naqueles que te escutam.

Conte, sim, histórias pessoais, sempre que for prudente e condizente com o contexto. Compartilhe experiências. Diga o que te faz ser especialista no assunto que aborda. Mas tenha equilíbrio ao fazer tudo isso, ok?

2. Um ritmo de fala equivocado 

É muito difícil prestar atenção em alguém que fala de uma forma muito lenta, principalmente em apresentações um pouco mais extensas. Essa fala lenta dificulta a compreensão e interfere no dinamismo característico dos nossos tempos.

Da mesma forma, um ritmo de fala acelerado também é incômodo para o público e pode gerar antipatia em relação a você e ao que você diz. É um hábito associado à insegurança, ao nervosismo.

Nas etapas prévias de preparação para a sua fala, identifique o seu ritmo, veja se está equilibrado e tenha atenção a esse aspecto no dia da sua apresentação.

3. Uso inapropriado do humor 

Se me perguntarem sobre os erros mortais da oratória, o uso equivocado do humor estaria na minha lista. Esse equívoco mina o poder da sua comunicação e fere a sua imagem de uma forma quase irreversível.

“Isso significa que não posso usar humor, Livia?” Pode, sim. Eu mesma recorro a essa estratégia em minhas apresentações e meus treinamentos, já que o humor é uma ferramenta muito eficaz.

No entanto, para que ele seja eficaz de fato, deve ser usado corretamente, em contextos que permitam o seu uso e considerando o perfil do seu público, da sua audiência.

Cuidado com o teor do seu humor e cuidado com o momento e o lugar para utilizá-lo, está bem?

4. O “falar difícil”

Por muito tempo, as pessoas pensavam que falar bem era falar difícil, isto é, usar expressões pouco comuns, palavras rebuscadas, frases longas e repletas de tecnicismos.

Felizmente, essa ideia ficou para trás e, hoje, já se sabe que falar difícil é, na verdade, uma barreira entre você, speaker, e o seu público. Quem insiste nessa forma antiga de se comunicar pensa que usar expressões muito técnicas garante autoridade.

O que garante autoridade é a maneira como você apresenta o seu conteúdo, defende suas opiniões, traz algo de valor às pessoas que te escutam. Lembre-se disso em suas próximas apresentações: falar simples é melhor que falar difícil, ok?

5. Muitos problemas técnicos

Seja no online, seja no presencial: os problemas técnicos causam, sim, antipatia no público caso aconteçam em excesso. Falhas no microfone, nos slides, na conexão com a internet, no áudio…

Tudo o que interrompe a comunicação prejudica a transmissão da mensagem e faz com que as pessoas percam o interesse, desviem a atenção. Sem falar, ainda, que problemas técnicos em excesso podem ser interpretados como falta de preparo.

A imagem que você transmite aos demais é fundamental em suas relações pessoais e profissionais, seja qual for a sua área de atuação, cargo e profissão.

Cuide dessa imagem, invista na maneira como se expressa, conheça hábitos danosos à sua comunicação e saiba como substitui-los por outros, mais eficientes.

Precisa de ajuda? Conheça meus treinamentos em oratória e conte comigo na jornada rumo à excelência na sua comunicação!

Fonte:

https://thespeaker.com.br/7-erros-de-comunicacao-que-causam-antipatia-na-sua-audiencia/

 

 

 

 

 

 

Sobe preço da carne no Piauí

OAB e Sebrae celebram acordo para realização de ações conjuntas para advocacia

TRT22 realizará leilão para quitação de dívidas trabalhistas; itens a partir de R$ 900,00

TRF-4 mantém condenação de advogada que falsificou carteira de trabalho de cliente

Eleições da OAB Piauí para o triênio 2025/2027 ocorrerão no sábado (30)

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?